Gestão de Fornecedores 

Gerência de tarefas, incentivo à boas práticas e checagem de conformidade regulatória socioambiental de empresas contratadas (fornecedores e prestadores de serviço). 

Impacto

Baixa qualidade do material e serviço prestado

Geração de emprego por meio do desenvolvimento de fornecedores locais

Melhora da credibilidade e reputação

Violação aos direitos humanos por parte dos fornecedores

Indicadores

Tema material: Gestão de Fornecedores

 Forma de gestão

3-3 a) descrever os impactos reais e potenciais, negativos e positivos na economia, no meioambiente e nas pessoas, inclusive impactos em seus direitos humanos; 3-3 b) relatar se a organização está envolvida com impactos negativos por meio das suasatividades ou como resultado das suas relações de negócios, e descrever asatividades ou relações de negócios;

Ver respostas deste conteúdo na seção de impactos na página de temas materiais.

3-3 c) Descrever suas políticas ou compromissos para com os temas materiais;

Nosso compromisso com as melhores práticas se estende por toda a nossa cadeia e consideramos nossos fornecedores como fortes parceiros na execução de nosso planejamento estratégico.

Temos um Código de Conduta Ética de Fornecedores com processos consolidados para avaliação e homologação desses stakeholders, além de ações de monitoramento de riscos e qualificação, por meio de metodologia própria. Para aprimorar ainda mais esses processos, realizamos estudos e benchmarks externos para elaborar uma Política de fornecedores capaz de garantir o cumprimento transversal de nossos valores e compromissos, aumentar nossa capacidade de gerenciar e mitigar riscos e impactos, diretos ou indiretos, em nossas relações comerciais.

Através do Due Diligence fazemos triagem do fornecedor no momento da entrada dele na nossa base. E de acordo com o serviço que ele for prestar, do mais simples, até o mais complexo, que seria baixo, médio e alto impacto, o fornecedor precisa apresentar os documentos relacionados.

3-3 d) Descrever as medidas tomadas para gerenciar o tema e os impactos a ele relacionados, entre as quais: 3-3-d i) Medidas para prevenir ou mitigar impactos negativos potenciais;

A Log busca um relacionamento de ganho mútuo com toda a sua cadeia de suprimentos e isso envolve não só fornecedores, mas os demais stakeholders. Temos como valores relações éticas, justas e de longo prazo. Em nosso negócio, trabalhamos, sobretudo, com fornecedores de serviços, equipamentos e materiais e, graças à nossa diversidade geográfica, valorizamos fornecedores locais.

A Log enxerga os fornecedores como parceiros na execução de seu planejamento estratégico, uma vez que toda a prestação de serviços é terceirizada para grandes empresas. A gestão eficiente da cadeia de fornecedores impacta no cumprimento de prazo e qualidade dos nossos serviços e, consequentemente, na satisfação dos nossos locatários.

Estamos avaliando a implementação de um novo sistema de cadastro e gestão de fornecedores. Por meio do novo sistema, pretendemos melhorar a gestão do ciclo de vida dos fornecedores, do cadastro ao monitoramento, através de processos mais padronizados, automatizados e efetivos para a Companhia. Elaboramos, anualmente, um encontro com fornecedores. Por meio da iniciativa, buscamos uma aproximação com os principais fornecedores, apresentamos o plano de crescimento da Log, novidades da área de suprimentos e resultados alcançados.

Através do Due Diligence fazemos triagem do fornecedor no momento da entrada dele na nossa base. E, de acordo com o serviço que ele for prestar, do mais simples até o mais complexo, que seria baixo, médio e alto impacto, o fornecedor precisa apresentar os documentos relacionados.

Realizamos um saneamento periódico da base de fornecedores caso não tenha movimentação financeira por mais de 24 meses, bem como daqueles que representam risco médio ou alto para o negócio.

3-3-d ii) Medidas para enfrentar os impactos negativos reais, incluindo ações para prever ou cooperar na sua remediação;

Se identificamos que um fornecedor está impactando negativamente a execução de um serviço ou entrega de determinado material, realizamos uma notificação extrajudicial e, caso a situação não seja resolvida, substituímos por outro fornecedor. Em alguns casos mais críticos, enolvendo riscos reputacionais e/ou conflitos de interesse, a área de compliance recomenda a interrupção de novas contratações com esse fornecedor, por meio de trava sistêmica no sistema de compras.

3-3-d iii) Medidas para gerenciar impactos positivos reais e potenciais;

Estimular a economina local, gera empregos e evolução do entorno. Assim fortalecemos crédito no mercado local, ganhamos confiança com a comunidade vizinha.

3-3 e) Relatar as seguintes informações sobre o rastreamento da eficácia das medidas tomadas: 3-3-e i) Processos utilizados para rastrear a eficácia das ações;

Utilização de sistema próprio para cadastro e homologação de fornecedores. Tratamento de inconsistências pela área de compliance e envolvimento do comitê de compliance, se for o caso. Realização de saneamento da base de fornecedores caso não tenha movimentação financeira por mais de 24 meses, bem como daqueles que representam risco médio ou alto para o negócio.

3-3-e ii) Objetivos, metas e indicadores para avaliar o progresso;

Não aplicável – Ainda não temos objetivos definidos atrelados ao tema. Estamos em fase de alinhamento do assunto no grupo de trabalho de sustentabilidade.

3-3-e iii) A eficácia das medidas, inclusive o progresso rumo aos objetivos e às metas;

Dessde 2021 temos um canal confidencial para que a Log tenha conhecimento de qualquer desvio de comportamento ético e/ou descumprimento das diretrizes do nosso Código de Conduta. O canal está disponível em nosso site e é gerenciado pela área de compliance.

3-3-e iv) Aprendizados e como foram incorporados nas políticas e procedimentos operacionais da organização;

Não aplicável – Ainda não temos objetivos definidos atrelados ao tema.

3-3 f) Descrever como o engajamento com stakeholders embasou as medidas tomadas (3-3-d) e como a organização informou se as medidas foram eficazes (3-3-e).

Ao longo de 2023, pudemos realizar avaliações de maturidade ESG de nossos fornecedores e implementar ações evolutivas. Demos continuidade com a pauta ESG no encontro anual e já estamos elaborando treinamentos em ESG para toda nossa rede de fornecedores de forma a promover um letramento sobre o tema e incentivar nossos parceiros a adotarem boas práticas dentro e fora da Log.

Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais

414-1.a) Percentual de novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais.

100%. A companhia adota esse critério para seleção de fornecedores, por meio do questionário socio-ambiental. O documento é um dos requisitos exigidos no processo de cadastro de fornecedores. Além disso, estabelecemos visitas físicas aos locais para verificação de alguma inconformidade. Caso ocorra a reprovação no momento do cadastro, fazemos a substituição do mesmo ou direcionamos para avaliação da área de compliance e demais responsáveis.

Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo

409-1.a) Operações e fornecedores que podem apresentar riscos significativos de ocorrência de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo, discriminados por:

I) tipo de operação (ex.: fábrica) e fornecedor;

Fornecedores de instalação (elétrica e incêndio), empreiteiros civis, montagem de estruturas e operadores de máquinas.

II) países ou áreas geográficas com operações e fornecedores considerados em situação de risco.

Região Centro-Oeste,  Nordeste e Norte do país. Atualmente temos obras em andamento nas cidades de Cuiabá, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Salvador, Natal, João Pessoa e Belém.

b) Medidas tomadas pela organização durante o período coberto pelo relatório para contribuir para a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou análogo ao escravo.Elaboração do código de conduta ética do fornecedor e das condições gerais de fornecimento (normativos que responsabilizam e orientam os fornecedores no combate ao trabalho forçado ou análogo ao escravo) e inclusão de cláusulas contratuais, inerentes ao tema e direcionadas ao fornecedor, na minuta padrão.

Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho infantil

408-1.a) Operações e fornecedores que podem apresentar riscos significativos de ocorrência de casos de:

I) I) trabalho infantil;

Fornecedores de sondagem, depósitos locais, topografia, derivados de concreto, poço artesiano e tratamento de resíduos de construção (caçamba).

II) trabalhadores jovens expostos a trabalho perigoso.

Trabalho em altura, operações com produtos químicos e/ou solventes, montagem de estruturas, vigilância e instalações elétricas.

b) Operações e fornecedores que podem apresentar riscos significativos de ocorrência de casos de trabalho infantil, discriminados por:

I) tipo de operação (ex.: fábrica) e fornecedor;

Não aplicável. Não foram identificados fornecedores específicos em nossa cadeia com ocorrência de casos de trabalho infantil.

II) países ou áreas geográficas com operações e fornecedores considerados em situação de risco.

Região Centro-Oeste,  Nordeste e Norte do país. Atualmente temos obras em andamento nas cidades de Cuiabá, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Salvador, Natal, João Pessoa e Belém.

c) Medidas tomadas pela organização durante o período coberto pelo relatório para contribuir para a efetiva abolição do trabalho infantil. Elaboração do código de conduta ética do fornecedor e das condições gerais de fornecimento (normativos que responsabilizam e orientam os fornecedores no combate ao trabalho infantil) e inclusão de cláusulas contratuais, inerentes ao tema e direcionadas ao fornecedor, na minuta padrão.

Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais

308-1.a) Percentual de novos fornecedores que foram selecionados com base em critérios ambientais.

100%. A companhia adota esse critério para seleção de fornecedores, por meio do questionário socio-ambiental. O documento é um dos requisitos exigidos no processo de cadastro de fornecedores. Além disso, estabelecemos visitas fisícas aos locais para verificação de alguma incoformidade. Caso ocorra a reprovação no momento do cadastro, fazemos a subtituição do mesmo ou direcionamos para avaliação da área de compliance e demais responsáveis.