Governança corporativa 

Conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é administrada, bem como a comunicação para seus públicos de interesse sobre as ações internas.

Impacto

Criação de valor para partes interessadas

Falta de gestão da governança corporativa da Companhia.

Aumento da transparência e prestação de contas

Conflitos de interesses

Aumento da resiliência em crises

Redução da reputação e imagem

Indicadores

Tema material: Governança corporativa

Forma de gestão

3-3 a) descrever os impactos reais e potenciais, negativos e positivos na economia, no meioambiente e nas pessoas, inclusive impactos em seus direitos humanos; 3-3 b) relatar se a organização está envolvida com impactos negativos por meio das suasatividades ou como resultado das suas relações de negócios, e descrever asatividades ou relações de negócios;

Ver respostas deste conteúdo na seção de impactos na página de temas materiais.

3-3 c) Descrever suas políticas ou compromissos para com os temas materiais;

A Política de Indicação de Administradores determina que os membros do Conselho de Administração e Comitês serão avaliados anualmente.

Cada órgão fará sua autoavaliação, sendo que o Conselho de Administração, além de se autoavaliar, também avaliará a atuação de seus Comitês de Assessoramento.

A avaliação será baseada nos pilares da cultura da Companhia e considerará a assiduidade e a contribuição de cada membro para o processo decisório e para o alcance dos objetivos de longo prazo da Companhia. Ao final do processo de avaliação, o Conselho de Administração identificará os principais pontos a serem endereçados para a melhoria do desempenho dos órgãos e, conforme o caso, definirá as ações e medidas a serem implementadas para tanto. Ao longo do ano seguinte à avaliação, o Conselho de Administração acompanhará a evolução de tais ações e medidas, com vistas a assegurar que os pontos de melhoria identificados sejam de fato resolvidos.

A Companhia está na iminência de aprovar sua Política de Sustentabilidade perante o Conselho de Administração, a qual terá as principais diretrizes a serem observadas pela companhia e por todos os seus colaboradores para garantir o seus compromissos com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, abrangendo os seguintes pontos:  

• Construções Sustentáveis:

– Modelo de negócios voltados para prática sustentável  

– Uso racional de recursos naturais

– Redução do consumo de água e energia

– Utilização de Materiais de baixo impacto ambiental

– Otimização da gestão de resíduos

• Gestão do Capital Humano: proporcionar e melhor experiência para todos os nossos colaboradores.

– Práticas de Diversidade de Inclusão

• Saúde e segurança: promover um ambiente de trabalho mais seguro e confortável.

• Comunidades vizinhas e responsabilidade social: contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

– Investimento em projeto de educação básica e capacitação profissional  

• Ética e Integridade: garantir uma cultura organizacional ética e transparente.

• Governança Corporativa: atuação transparente e ética, equidade no relacionamento com stakeholders, prestação de contas de forma clara e abrangente e responsabilidade corporativa na condução dos negócios.

• Inovação: implementação de melhorias de controles e processos.

• Gestão de Riscos: planejamento estratégico para mitigar possíveis riscos associados ao negócio da Companhia.

• Gestão de Fornecedores: garantir o alinhamento dos fornecedores aos valores da Companhia.

• Satisfação do cliente: garantir a melhor experiência para os clientes Log.

3-3 d) Descrever as medidas tomadas para gerenciar o tema e os impactos a ele relacionados, entre as quais: 3-3-d i) Medidas para prevenir ou mitigar impactos negativos potenciais;

Na área de Governança foram aprovadas novas Políticas com as principais diretrizes e compromissos da Companhia relacionados a Sustentabilidade e  Diversidade, Equidade e Inclusão.

A aprovação de tais políticas demonstra o contínuo desenvolvimento e amadurecimento da Companhia no tema de Governança.

3-3-d ii) Medidas para enfrentar os impactos negativos reais, incluindo ações para prever ou cooperar na sua remediação; 3-3-d iii) Medidas para gerenciar impactos positivos reais e potenciais;

No início de 2023 foram definidas as metas internas relacionadas aos aspectos ESG com o objetivo de mitigar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos da Companhia perante a sociedade. Tais metas são acompanhadas quinzenalmente pelo GT de Sustentabilidade e mensalmente pela Diretoria Executiva.

3-3 e) Relatar as seguintes informações sobre o rastreamento da eficácia das medidas tomadas: 3-3-e i) Processos utilizados para rastrear a eficácia das ações;

Especificamente em relação a governança corporativa, a Log está listada no Novo Mercado da B3, com o mais alto padrão de governança corporativa do Brasil. Adicionalmente, anualmente respondemos o Informe de Governança Corporativa, o qual indica o nível de adesão das empresas às melhores práticas de governança.

3-3-e ii) Objetivos, metas e indicadores para avaliar o progresso;

No início de 2023, foram definidas as metas internas relacionadas aos aspectos ESG com o objetivo de mitigar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos da Companhia perante a sociedade. Tais metas são acompanhadas quinzenalmente pelo GT de Sustentabilidade e mensalmente pela Diretoria Executiva.

As metas não são públicas, no nosso processo de amadurecimento sobre o tema entendemos que seria importante avaliar internamente como será feito o acompanhamento e reporte do atingimento das metas antes de torná-las públicas.

As metas de Governança eram a elaboração e aprovação de três Políticas, sendo elas: Política de Sustentabilidade, Política de Diversidade, Equidade e Inclusão e Política de Relacionamento com Fornecedores.  

3-3-e iii) A eficácia das medidas, inclusive o progresso rumo aos objetivos e às metas;

Os resultados atingidos são avaliados pela Companhia, por meio dos órgãos da administração, para garantir a eficácia das medidas. Em alguns casos as áreas contratam consultoria especializada para medir a eficácia e os possíveis caminhos para melhorarmos os impactos positivos da Companhia.

3-3-e iv) Aprendizados e como foram incorporados nas políticas e procedimentos operacionais da organização;

Em 2023 identificamos a necessidade da Companhia ter uma política de sustentabilidade aprovada pelo Conselho de Administração, com as principais diretrizes e princípios que deverão ser seguidos por todos, inclusive na elaboração e acompanhamento de metas futuras. Além disso, com base na materialidade, também foram elaboradas e aprovadas as Políticas de Diversidade e de Fornecedores.

3-3 f) Descrever como o engajamento com stakeholders embasou as medidas tomadas (3-3-d) e como a organização informou se as medidas foram eficazes (3-3-e).

Em relação a Governança Corporativa é um processo de amadurecimento constante da Companhia, no qual a Log avalia constantemente os pontos que podem ser aprimorados para garantir a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.