Gestão do Capital Humano

O tema trata de questões relacionadas à retenção e desenvolvimento dos colaboradores e suas atividades dentro da empresa. Inclui questões sobre diversidade, inclusão, capacitação e direitos trabalhistas.

Impacto

Melhoria dos índices de diversidade, equidade e inclusão

Redução da taxa de rotatividade (turnover)

Perda de Capital Intelectual

Aumento dos investimentos associados à contratação, atração, retenção e capacitação de talentos aderentes à cultura da Companhia (remuneração, benefícios, treinamento e educação corporativa)

Falha em alcançar a estratégia diante de estrutura organizacional insuficiente, não definida ou não alinhada com os processos de negócio e diretrizes estratégicas

Desenvolvimento de lideranças: Ausência de trilhas de desenvolvimento de líderes

Ausência de plano de sucessão de lideranças: não há linha de sucessão assertiva para cargos e posições-chave

Indicadores

Tema material: Gestão do Capital Humano

Forma de gestão

A gestão do capital humano gera impactos em toda a organização, levando em consideração:

Atração e Seleção: Em 2022, a Log internalizou um processo gerenciado pela liderança com acompanhamento de demanda e desenvolvimento da equipe, o que reduziu os impactos negativos gerados pela demora no processo, o que acarretava em déficit nas demandas das áreas. Esse processo tem o objetivo de contratar as pessoas de perfil alinhado, formação e conhecimento necessário para garantir o bom funcionamento da Companhia.

Relações Trabalhistas: Garantimos o alinhamento das práticas da Empresa com a legislação vigente, com os sindicatos e demais instituições de classe, para os colaboradores próprios e terceiros, sempre gerenciando se todos os pontos indicados nas convenções coletivas de trabalho (CCTs) estão sendo cumpridos.

Remuneração e benefícios: Realizamos a gestão de todas as movimentações, garantindo o cumprimento da política e equidade salarial, seguindo as avaliações e definições de carreiras. Tudo isso para assegurar políticas competitivas que impactem no reconhecimento das pessoas por meio de benefícios e remuneração que sejam meritocráticos e alinhados ao mercado, garantindo retenção e engajamento do time e atingimento dos resultados para a Organização.

Educação e Cultura: O núcleo foi estruturado em 2022 na Log com o intuito de idealizar programas de desenvolvimento e educação, garantindo, assim, a valorização dos colaboradores por programas que vão além da remuneração. Promove a formação do time e assegura o aprendizado necessário para a continuidade das operações e melhoria nos processos. Dessa forma, a gestão da cultura e clima promove diversidade e inclusão, impactando positivamente o ambiente de trabalho, engajamento, satisfação e experiências positivas das pessoas.

Como compromisso com o tema, a Log possui um procedimento estruturado e que já está sendo utilizado para o orçamento de 2023, onde são passados critérios para as promoções e progressões dos colaboradores com base em seu desempenho e nas referências de carreira e potencial.

Além disso, temos como meta para 2022 a validação de uma política de diversidade, equidade e inclusão com o conselho. Esta política está sendo construída com base no diagnóstico de diversidade, equidade e inclusão, realizado com o grupo de trabalho. Além disso, é previsto um programa de educação continuada.

A área de gente e gestão é responsável por gerenciar o tema e os impactos relacionados. Para isso, foram tomadas as seguintes medidas:

Melhoria dos índices de diversidade, equidade e inclusão: Em 2022, foi contratada uma empresa de consultoria especializada neste tema para realizar um diagnóstico através do mapeamento e pesquisas para a Log, auxiliando na construção da Estratégia para o prazo de três anos, no Plano de Ação e na Política. Para 2023, temos previstas ações para desenvolvimento da liderança e equipe.

Redução da taxa de rotatividade (turnover): Com responsabilidade cruzada com os líderes, projetos de capacitação, avaliação de desempenho e desenho de estrutura vem sendo feitos para minimizar a taxa de rotatividade, além do programa de experiência do colaborador, que visa melhorar a jornada das pessoas promovendo experiências positivas.

Desenvolvimento/perda de capital intelectual: Algumas ações pontuais são feitas em parceria com os líderes. Temos ações de desenvolvimento e capacitação e estruturação da área para que o capital intelectual não seja perdido com a saída de uma pessoa.

Aumento dos investimentos associados à contratação, atração, retenção e capacitação de talentos aderentes à cultura da Companhia (remuneração, benefícios, treinamento e educação corporativa): Foram revisadas as referências salariais para a realidade da Log com parâmetros para atração de novas pessoas e valorização dos colaboradores atuais, como também ajustados os benefícios de alimentação. Além disso, estamos estruturando programas de treinamento e educação continuada, que são definidos para retenção dos nossos talentos.

Para prevenir ou mitigar impactos negativos potenciais, as lideranças trabalham como porta voz entre a Companhia e as equipes. Dessa forma, todos estão alinhados com os procedimentos e possíveis impactos gerados. Além disso, temos o Workplace, ferramenta com acesso para todas as comunicações internas.

Para rastrear a eficácia das ações, são realizadas pesquisas da jornada do colaborador em que medimos a satisfação nos pontos de contato: onboarding, journey e offboarding. Assim, conseguimos medir se as ações tomadas estão tendo resultados positivos para os colaboradores. Em casos de desligamento, realizamos uma entrevista para entender como foi a jornada do colaborador até chegar nessa decisão.

Além disso, temos as avaliações de desempenho em ciclos anuais, com autoavaliação e avaliação da liderança e posterior desenvolvimento de plano de desenvolvimento individual (PDI). Também temos o canal de denúncias da Log gerido pela área de auditoria e compliance. As pesquisas de satisfação dos colaboradores nos pontos de contato são realizadas frequentemente.

Tabela de impactos

Impacto Classificação (positivo ou negativo) Classificação (positivo ou negativo) Ocorrência (Curto ou longo prazo) Impacto é sistêmico ou pontual Irreversibilidade (alta, média, baixa) - apenas para impacto negativo Atividade ou processo da cadeia de produção que provoca o impacto Recursos/partes interessadas afetadas
Melhoria dos índices de diversidade, equidade e inclusão Positivo Potencial Curto, médio e longo Sistêmico Projeto de Diversidade, Equidade e Inclusão que está sendo desenvolvido para a Log. Acionistas e investidores, Colaborador, Operações Log
Redução da taxa de rotatividade (turnover) Positivo Potencial Curto e médio Sistêmico Durante toda a jornada do colaborador na Log podem acontecer ações que resultem no turnover, e, atualmente, a Log instituiu uma meta corporativa de redução do turnover. Colaborador, Operações Log
Perda de Capital Intelectual Negativo Real Curto, médio e longo Sistêmico Durante toda a jornada do colaborador na Log devem ser feitas ações para desenvolvimento dos colaboradores, evitando a saída com perda de capital intelectual. Acionistas e investidores, Colaborador, Operações Log
Aumento dos investimentos associados à contratação, atração, retenção e capacitação de talentos aderentes à cultura da Companhia (remuneração, benefícios, treinamento e educação corporativa) Positivo Real Curto, médio e longo Sistêmico São feitas ações durante toda a jornada do colaborador na Log (entrada/seleção/admissão, movimentações e ações para reconhecimento e retenção para casos de boa performance). Acionistas e investidores, Colaborador, Operações Log
Falha em alcançar a estratégia diante de estrutura organizacional insuficiente, não definida ou não alinhada com os processos de negócio e diretrizes estratégicas Negativo Potencial Longo Sistêmico Média Desde 2021, estamos em um processo contínuo de revisão da estrutura organizacional, com a criação de novas áreas essenciais para assegurar a estratégia e alcance dos objetivos da Cia (Ex. Gente e Gestão, Controladoria, Rel. com Clientes, Segurança do Trabalho, Segurança Empresarial). Em paralelo, estruturas de áreas consolidadas vem sendo revisitadas e fortalecidas (Ex. Suprimentos, Neo, Jurídico, Log Adm, Engenharia), com o objetivo de melhorar processos, produtividade e qualidade. Contudo, a necessidade de priorização de recursos pode eventualmente impactar na velocidade necessária desse processo para sustentar o crescimento da Cia. Acionistas e investidores, Colaborador, Operações Log
Desenvolvimento de lideranças: Ausência de trilhas de desenvolvimento de líderes Negativo Real Curto Sistêmico Alta Previsto para 2023, a Trilha de Desenvolvimento para Liderança. Acionistas e investidores, Colaborador, Operações Log
Ausência de plano de sucessão de lideranças: não há linha de sucessão assertiva para cargos e posições-chave Negativo Real Curto Sistêmico Alta Previsto para 2023, o Programa de Sucessão para posições de Liderança. Acionistas e investidores, Colaborador, Operações Log

Programas para o aperfeiçoamento de competências dos empregados e de assistência para transição de carreira

O Sistema de Gestão de Desempenho avalia os colaboradores tanto no alcance das metas de performance como nas competências comportamentais. Ele é composto por um ciclo de etapas, iniciando na contratação de desempenho, passando pela avaliação do desempenho, comitês de carreira e sucessão, feedback, PDI, finalizando nas ações de mérito.

Também oferecemos subsídio de cursos continuados e capacitação em idiomas. Cursos continuados: é subsidiado um percentual do valor da mensalidade do curso, normalmente de pós-graduação ou especialização. Esses cursos devem estar ligados aos pontos de desenvolvimento do colaborador dentro das atividades desempenhadas. São elegíveis todos os colaboradores próprios, seguindo a classificação nos boxes do último ciclo.

Média de horas de capacitação por ano, por empregado

Média de horas de capacitação por ano, por gênero

2021 2022 Δ 2021/2022
Gênero Média de horas Média de horas Média de horas
Homens 3,5 3,5 1,4%
Mulheres 2,6 3,1 22,3%
Total horas de treinamento 3,0 3,3 10,3%

Média de horas de capacitação por empregado, por categoria funcional

2021 2022 Δ 2021/2022
Categoria funcional Média de horas Média de horas Média de horas
Diretor 0,00 2,0 0,00%
Gerência 1,4 2,7 92,4%
Coordenador 3,9 2,8 -29,0%
Supervisão 0,7 2,2 213,9%
Administrativo 3,4 3,6 3,6%
Operacional 3,1 3,9 27,5%
Total horas de treinamento 2,1 2,9 37,4%

Para 2022, conseguimos mapear os treinamentos que são realizados fora do sistema oficial e que não têm as listas de presença registradas.

Benefícios oferecidos a empregados em tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou de período parcial

Os benefícios oferecidos exclusivamente aos empregados em tempo integral são:
I. seguro de vida; II. plano de saúde; III. auxílio deficiência e invalidez; IV. licença maternidade/paternidade; V. previdência privada; VI. fundo de pensão e plano de benefícios; VII. auxílio-alimentação; VIII. participação nos lucros e resultados; IX. plano de aquisição de ações; X. outros.

Operações e fornecedores em que o direito à liberdade sindical e à negociação coletiva pode estar em risco

Não há violação ou risco significativo de violação do direito dos trabalhadores de exercer liberdade sindical nas operações da Log, ou de seus fornecedores.

Disponibilizamos todos os instrumentos coletivos no workplace (ferramenta para comunicação interna e com acesso para todos).