Gestão do capital humano 

Trata-se de questões relacionadas à retenção e desenvolvimento dos colaboradores e suas atividades dentro da empresa. Inclui questões sobre diversidade, inclusão, capacitação e direitos trabalhistas. 

Impacto

Melhoria dos índices de diversidade, equidade e inclusão

Redução da taxa de rotatividade (turnover)

Perda de Capital Intelectual

Aumento da oferta de cursos de capacitação e de benefícios aos colaboradores

Indicadores

Tema material: Gestão do Capital Humano

Forma de Gestão

3-3 a) descrever os impactos reais e potenciais, negativos e positivos na economia, no meioambiente e nas pessoas, inclusive impactos em seus direitos humanos; 3-3 b) relatar se a organização está envolvida com impactos negativos por meio das suasatividades ou como resultado das suas relações de negócios, e descrever asatividades ou relações de negócios;

Ver respostas deste conteúdo na seção de impactos na página de temas materiais.

3-3 c) Descrever suas políticas ou compromissos para com os temas materiais;

Temos um procedimento estruturado e que seguimos utilizando para o orçamento de 2024, onde são passados critérios para as promoções e progressões dos colaboradores com base em seu desempenho e nas referências de carreira e potencial. Em 2023 validamos  uma política de diversidade, equidade e inclusão com o conselho. Esta política terá desdobramentos com  base no diagnóstico de diversidade, equidade e inclusão realizado com o grupo de trabalho.

3-3 d) Descrever as medidas tomadas para gerenciar o tema e os impactos a ele relacionados, entre as quais: 3-3-d i) Medidas para prevenir ou mitigar impactos negativos potenciais;

Melhoria dos índices de diversidade, equidade e inclusão: a gestão dos impactos relacionados a este tema ficou com a área de gente e gestão. Com base no diagnóstico realizado em 2023   construímos um plano de Ação para este tema. Para 2024 temos previstas ações para desenvolvimento da liderança e equipe.

– Redução da taxa de rotatividade (turnover): a gestão do tema fica com a área de gente e gestão, mas com responsabilidade cruzada com os líderes. Projetos de capacitação, avaliação de desempenho e desenho de estrutura vem sendo feitos para minimizar a taxa de rotatividade, além do programa de experiência do colaborador, que visa melhorar a jornada das pessoas promovendo experiências positivas.

– Desenvolvimento / perda de capital intelectual: a gestão fica com a área de gente e gestão e algumas ações pontuais são feitas em parceria com os líderes. Temos ações de desenvolvimento e capacitação e estruturação da área para que o capital intelectual não seja perdido com a saída de uma pessoa.

– Aumento dos investimentos associados à contratação, atração, retenção e capacitação de talentos aderentes à cultura da Companhia (remuneração, benefícios, treinamento e educação corporativa): a gestão fica com a área de gente e gestão. Sempre avaliamos nossas referências salariais para alinhar-se à realidade da Log e garantir competitividade com o mercado. Além disso,  estruturamos programas de treinamento e educação continuada, que são definidos para retenção dos nossos talentos. Em 2023 lançamos a trilha  da liderança com o foco na gestão de pessoas e alcance da estratégia da companhia. Assim conseguimos com que todos estejam alinhados com os procedimentos e possíveis impactos gerados. Além disso, temos o Workplace, ferramenta com acesso de todos às comunicações internas.

3-3-d ii) Medidas para enfrentar os impactos negativos reais, incluindo ações para prever ou cooperar na sua remediação;

Sempre em busca do desenvolvimento de nossas lideranças, para que eles sejam os portas vozes da companhia com as equipes. Assim conseguimos com que todos estejam alinhados com os procedimentos e possíveis impactos gerados. Além disso, temos o Workplace, ferramenta com acesso de todos às comunicações internas.

3-3-d iii) Medidas para gerenciar impactos positivos reais e potenciais;

Sempre buscando o desenvolvimento  da liderança, para que eles sejam os portas vozes da companhia com as equipes. Assim conseguimos com que todos estejam alinhados com os procedimentos e possíveis impactos gerados. Além disso, temos o Workplace, ferramenta com acesso de todos às comunicações internas.

3-3 e) Relatar as seguintes informações sobre o rastreamento da eficácia das medidas tomadas: 3-3-e i) Processos utilizados para rastrear a eficácia das ações;

Temos as pesquisas da jornada do colaborador, em que medimos a satisfação nos pontos de contato: onboarding, journey e offboarding. Assim conseguimos medir se as ações tomadas estão tendo resultados positivos para os colaboradores e na saída fazemos a entrevista de desligamento para entender como foi a jornada do colaborador para chegar nesta decisão. Além disso, temos a avaliações de desempenho em ciclos anuais, com autoavaliação e avaliação da liderança e posterior desenvolvimento de PDI. E temos o canal de denúncias da Log, gerido pela área de auditoria e compliance.

3-3-e ii) Objetivos, metas e indicadores para avaliar o progresso;

Temos uma meta de redução do turnover para toda a equipe de gente e gestão, que foi estabelecida com base no indicador histórico e nas referências de mercado. E uma meta de ESG que é compartilhada da empresa e que tem na composição a meta de validação da Política de Diversidade, Equidade e Inclusão com o conselho de administração

3-3-e iii) A eficácia das medidas, inclusive o progresso rumo aos objetivos e às metas;

Estão sendo realizadas ações com base nas pesquisas de journey com o que os colaboradores respondem sobre o que mais impacta negativamente para que eles fiquem ou saiam da empresa, com isso nosso intuito é de que haja redução do turnover. Esta pesquisa é sigilosa e não temos acesso às respostas individuais, apenas a resultados por grupo com mínimo de respostas para não gerar exposição.

3-3-e iv) Aprendizados e como foram incorporados nas políticas e procedimentos operacionais da organização;

As pesquisas de satisfação dos colaboradores nos pontos de contato são realizadas frequentemente. Assim conseguimos ter um processo de melhoria contínua e sempre atualizado de acordo com a percepção dos colaboradores.

3-3 f) Descrever como o engajamento com stakeholders embasou as medidas tomadas (3-3-d) e como a organização informou se as medidas foram eficazes (3-3-e).

Contamos com o apoio e participação dos líderes para priorização das iniciativas a serem implantadas, pensando nos impactos gerados para cada área e nas necessidades de cada uma. Informamos os resultados das medidas nas reuniões mensais que realizamos com toda a liderança e quando é específica de uma área, com as reuniões de acompanhamento realizadas pela consultora interna. Quando os líderes já estão alinhados, comunicamos para toda a equipe através de publicações.

Novas contratações e rotatividade de empregados

Declaração de interpretação:

Os valores da porcentagem (%) são calculados com base no total para cada categoria.

Novas contratações, por gênero
Gênero 2023 %
Mulheres 81,0 10,6%
Homens 682,0 89,4%
Total 763,0 100,0%
Novas contratafaixações, por etária
Faixa etária 2023 %
Abaixo de 30 anos 760 99,6%
De 30 a 50 anos 2 0,3%
Acima de 50 anos 1 0,1%
Total 763 100,0%
Novas contratações, por região
Região 2023 %
Nordeste 278 36,4%
Centro-Oeste 189 24,8%
Sudeste 296 38,8%
Total 485 100,0%
Rotatividade, por gênero
Gênero 2023 %
Feminino 67 11,8%
Masculino 499 88,2%
Total 566 100,0%
Rotatividade, por faixa etária
Faixa etária 2023 %
Abaixo de 30 anos 562 99,3%
De 30 a 50 anos 4 0,7%
Acima de 50 anos 0 0,0%
Total 566 100,0%
Rotatividade, por região
Região 2023 %
Norte 3 0,5%
Nordeste 286 50,5%
Centro Oeste 118 20,8%
Sudeste 158 27,9%
Sul 1 0,2%
Total 563 100,0%

 Benefícios oferecidos a empregados em tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou de período parcial 

401-2 a. Benefícios que são padrão para os empregados em tempo integral da organização, mas não são oferecidos a empregados temporários ou de período parcial, discriminados por unidades operacionais importantes.

Benefícios que são padrão para os empregados:

i. seguro de vida;

ii. plano de saúde;

iii. auxílio deficiência e invalidez;

iv. licença maternidade/paternidade;

v. previdência privada;

vi. fundo de pensão e plano de benefícios;

vii. auxílio alimentação;

viii. participação nos lucros e resultados;

ix. plano de aquisição de ações.

x. benefício maternidade.

401-2 b. A definição usada para “unidades operacionais importantes”.

Todas as áreas da estrutura organizacional

Média de horas de capacitação por ano, por empregado

Média de horas de capacitação por empregado, por gênero
2021 2022 2023 Δ 2022/2023
Gênero Média de horas Média de horas Média de horas Média de horas
  Homens   3,5 3,5 10,5 197,6%
  Mulheres   2,6 3,1 17,3 451,8%
  Total horas de treinamento 3,0 3,3 11,9 256,2%
Média de horas de capacitação por empregado, por categoria funcional
2021 2022 2023 Δ 2022/2023
Categoria funcional Média de horas Média de horas Média de horas Média de horas
Diretor 0,0 2,0 8,3 302,4%
Gerência 1,4 2,7 34,3 1191,4%
Coordenador 3,9 2,8 41,7 1398,9%
Supervisão 0,7 2,2 6,7 199,6%
Administrativo 3,5 3,6 16,3 354,9%
Operacional 3,1 3,9 7,8 97,0%
  Total horas de treinamento 2,1 2,9 11,9 312,6%

Em 2023, conseguimos gerenciar e integrar os treinamentos realizados fora do sistema oficial (Desenvolver), os quais não contavam com listas de presença registradas no sistema. Adicionalmente, implementamos a trilha de liderança, oferecendo aos nossos colaboradores oportunidades de capacitação e desenvolvimento. Disponibilizamos treinamentos  como Lean Construction, entre outros. Estas iniciativas refletem nosso compromisso contínuo em promover o desenvolvimento constante de nossa equipe.

Programas para o aperfeiçoamento de competências dos empregados e de assistência para transição de carreira 

404-2 .a Tipo e escopo de programas implementados e de assistência prestada para aperfeiçoar as competências dos empregados

A Log Talks, projeto que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos empregados através de palestras com temas relevantes sobre o nosso negócio, cultura e insights de mercado. Ao longo do ano, realizamos 6 encontros, que contou com 1814 participações e 90% de satisfação geral com o projeto, segundo a avaliação de reação dos colaboradores. Os temas foram: 1) Carreira, Desenvolvimento e Habilidades do Futuro; 2) Desaprender para inovar; 3) Construindo uma cultura de proteção de dados pessoais como estratégia; 4) Transformando o futuro com o Lean; 5) Como as empresas cuidam de seus clientes e 6) Integridade corporativa para além da prevenção à corrupção. A jornada de aprendizagem do Programa de Desenvolvimento da Liderança Log, que foi composta pelo  entendimento gerado por meio de dados e insights emergentes das entrevistas realizadas no início do projeto. Esse material nos revelou as competências essenciais e com maior potencial de impacto no desenvolvimento dos líderes para o alcance dos objetivos estratégicos do negócio, com destaque para o crescimento da companhia.

Olhando para os desafios emergentes, foi construída uma proposta, a partir de uma visão estratégica e compartilhada pela alta liderança da Log, para orientar as experiências de aprendizagem dos diretores, gestores, coordenadores e especialistas. As competências a serem desenvolvidas no programa foram divididas em dois momentos, sendo o primeiro para sensibilizar quanto a importância de uma visão do todo, integração entre áreas e gestão de pessoas; e o segundo trazendo a autonomia e confiança como temas centrais de reflexão e prática. O encerramento do programa foi pontuado com um segundo encontro para a alta liderança, os convidando a interagir com os resultados trazidos pelos líderes participantes e celebrado no evento Entre Líderes promovido pela Log.

b) Programas de assistência para transição de carreira oferecidos visando facilitar a empregabilidade continuada e a gestão de final de carreira devido a aposentadoria ou rescisão do contrato de trabalho.

Não há.

Diversidade em órgãos de governança e empregados

Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança, por gênero
  2020 2021 2022 2023
Gênero % % % %
  Homens   90,9% 90,9% 90,9% 90,9%
  Mulheres   9,1% 9,1% 9,1% 9,1%
Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança, por faixa etária
  2020 2021 2022 2023
Faixa etária % % % %
Abaixo de 30 anos 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%
30 a 50 anos 36,4% 36,4% 36,4% 36,4%
Acima de 50 anos 63,6% 63,6% 63,6% 63,6%
Percentual de indivíduos que integram os órgãos de governança, por cor ou raça ¹
  2020 2021 2022 2023
Cor ou raça % % % %
Preta 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%
Parda 9,1% 9,1% 18,2% 18,2%
Branca 90,9% 90,9% 81,8% 81,8%
Indígena 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%
Amarela 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%
Não informado 0,0% 0,0% 0,0% 0,0%

¹De 2021 para 2022, uma pessoa passou a se identificar como parda

Não há indivíduos PCD’s que integram os órgãos de governança.

Percentual de empregados por categoria funcional, por gênero
    2020 2021 2022 2023 𝚫2023/2022
Categoria funcional Gênero % % % % p.p.
Diretor Homens 80,0% 100% 100% 100% 0,0
Mulheres 20,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0
Gerência Homens 78,6% 68,0% 66,7% 73,1% 6,4
Mulheres 21,4% 32,0% 33,3% 26,9% -6,4
Coordenador Homens 60,0% 46,2% 56,0% 51,7% -4,3
Mulheres 40,0% 53,8% 44,0% 48,3% 4,3
Supervisão Homens 75,0% 66,7% 50,0% 57,1% 7,1
Mulheres 25,0% 33,3% 50,0% 42,9% -7,1
Administrativo Homens 51,1% 47,7% 42,8% 44,0% 1,2
Mulheres 48,9% 52,3% 57,2% 56,0% -1,2
Operacional Homens 91,3% 92,9% 94,1% 95,5% 1,4
Mulheres 8,7% 7,1% 5,9% 4,5% -1,4
Total Homens 72,2% 79,0% 76,3% 80,3% 4,0
Mulheres 27,8% 21,0% 23,7% 19,7% -4,0

¹Não há mulheres na Diretoria.

Percentual de empregados por categoria funcional, por faixa etária
    2020 2021 2022 2023 𝚫2023/2022
Categoria funcional Faixa etária % % % % p.p.
Diretor Abaixo de 30 anos 0 0 0 0 0,0
30 a 50 anos 80,0% 80,0% 80,0% 87,5% 7,5
Acima de 50 anos 20,0% 20,0% 20,0% 12,5% -7,5
Gerência Abaixo de 30 anos 0,0% 0,0% 0,0% 3,8% 3,8
30 a 50 anos 100% 100% 96,3% 92,3% -4,0
Acima de 50 anos 0,0% 0,0% 3,7% 3,8% 0,1
Coordenador Abaixo de 30 anos 0,0% 0,0% 12,0% 13,8% 1,8
30 a 50 anos 90,0% 92,3% 80,0% 79,3% -0,7
Acima de 50 anos 10,0% 7,7% 8,0% 6,9% -1,1
Supervisão Abaixo de 30 anos 0,0% 33,3% 28,6% 7,1% -21,4
30 a 50 anos 100% 66,7% 71,4% 92,9% 21,4
Acima de 50 anos 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0,0
Administrativo Abaixo de 30 anos 51,1% 53,0% 47,2% 44,0% -3,2
30 a 50 anos 46,8% 45,0% 52,2% 55,0% 2,8
Acima de 50 anos 2,1% 2,0% 0,6% 1,0% 0,4
Operacional Abaixo de 30 anos 29,1% 22,4% 22,2% 22,1% -0,1
30 a 50 anos 47,6% 52,0% 51,4% 52,4% 1,0
Acima de 50 anos 23,3% 25,5% 26,4% 25,5% -0,9
Total Abaixo de 30 anos 33,3% 28,7% 27,5% 25,9% -1,5
30 a 50 anos 54,7% 53,8% 55,6% 56,4% 0,7
Acima de 50 anos 12,0% 17,5% 16,9% 17,7% 0,8
Percentual de empregados por categoria funcional, por cor e/ou raça
    2020 2021 2022 2023 𝚫2023/2022
Categoria funcional Cor ou raça % % % % p.p.
Diretoria Parda 20,0% 20,0% 20,0% 25,0% 5
Branca 80,0% 60,0% 60,0% 62,5% 3
Preta 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Não informado 0,0% 20,0% 20,0% 12,5% -8
Indígena 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Gerência Parda 35,7% 24,0% 14,8% 15,4% 1
Branca 57,1% 68,0% 66,7% 61,5% -5
Preta 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Não informado 7,1% 8,0% 18,5% 23,1% 5
Indígena 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Coordenador Parda 40,0% 46,2% 28,0% 37,9% 10
Branca 50,0% 53,8% 56,0% 48,3% -8
Preta 0,0% 0,0% 4,0% 6,9% 3
Não informado 0,0% 0,0% 12,0% 6,9% -5
Indígena 7,7% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Supervisão Parda 50,0% 33,3% 35,7% 21,4% -14
Branca 25,0% 53,3% 50,0% 50,0% 0
Preta 25,0% 13,3% 7,1% 7,1% 0
Não informado 0,0% 0,0% 7,1% 21,4% 14
Indígena 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Administrativo Parda 45,7% 38,3% 28,9% 33,0% 4
Branca 51,1% 47,7% 40,3% 36,6% -4
Preta 1,1% 6,0% 5,0% 7,9% 3
Não informado 1,1% 8,1% 25,8% 22,5% -3
Indígena 0,7% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Operacional Parda 51,5% 41,8% 38,8% 30,1% -9
Branca 27,2% 11,5% 8,7% 4,3% -4
Preta 19,4% 11,7% 10,1% 5,2% -5
Não informado 1,9% 33,4% 41,6% 59,7% 18
Indígena 0,0% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 1,7% 0,8% 0,6% 0
Total Parda 47,0% 39,9% 34,3% 30,4% -4
Branca 40,6% 25,2% 23,4% 16,8% -7
Preta 9,8% 9,5% 7,8% 5,7% -2
Não informado 1,7% 24,4% 34,0% 46,6% 13
Indígena 0,9% 0,0% 0,0% 0,0% 0
Amarela 0,0% 1,0% 0,5% 0,4% 0
Percentual de empregados por categoria funcional, por PcD's
    2022 2023 𝚫2023/2022
Categoria funcional PcD % %  
Diretoria Pessoa com deficiência 0,0% 0,0% 0,0
Pessoa sem deficiência 100% 100% 0,0
Gerência Pessoa com deficiência 0,0% 0,0% 0,0
Pessoa sem deficiência 100% 100% 0,0
Coordenação Pessoa com deficiência 0,0% 0,0% 0,0
Pessoa sem deficiência 100% 100% 0,0
Supervisão Pessoa com deficiência 0,0% 0,0% 0,0
Pessoa sem deficiência 100% 100% 0,0
Administrativo Pessoa com deficiência 0,0% 0,5% 0,5
Pessoa sem deficiência 100,0% 99,5% -0,5
Operacional Pessoa com deficiência 0,0% 0,0% 0,0
Pessoa sem deficiência 100% 100% 0,0
Total Pessoa com deficiência 0,0% 0,1% 0,1
Pessoa sem deficiência 100% 99,9% -0,1

Operações e fornecedores em que o direito à liberdade sindical e à negociação coletiva pode estar em risco

407-1 a. Operações e fornecedores em que o direito dos trabalhadores de exercer liberdade sindical ou negociação coletiva pode estar sendo violado ou há risco significativo de violação, discriminados por : I) . tipo de operação (ex.: fábrica) e fornecedor. II) países ou áreas geográficas com operações e fornecedores considerados em situação de risco

Não há violação ou risco significativo de violação do direito dos trabalhadores de exercer liberdade sindical nas operações da Log ou de seus fornecedores

b) Medidas tomadas pela organização no período coberto pelo relatório no sentido de apoiar a liberdade de associação e a negociação coletiva.

Para apoiar a liberdade de associação e a negociação coletiva, disponibilizamos todos os instrumentos coletivos no workplace.